domingo, 15 de maio de 2011

Dicas para reduzir dores nas costas durante a gravidez ...

A gravidez é um momento mágico para as mulheres. Cada mudança no corpo e cada descoberta tem o poder de enchê-las de alegria. No entanto, dores nas costas teimam em incomodá-las.
As gestantes geralmente têm uma postura que provoca dores nas costas (aumento da lordose lombar - colocar a barriga para frente e o quadril para trás). O aumento excessivo de peso também aumenta a incidência de dores osteoarticulares. Como prevenir: evitar aumento excessivo de peso, fazer exercícios regularmente, manter uma postura adequada, evitar uso de saltos altos e desconfortáveis.

“A dor geralmente ocorre devido a alterações posturais decorrentes da gestação, aumento da frouxidão ligamentar e diminuição da musculatura do reto abdominal".

“Os sintomas de dor lombar geralmente pioram com a fadiga muscular devido a posturas estáticas ou à medida que vai passando o dia, mas são geralmente aliviados com repouso ou mudança de posição.”

Confira abaixo seis dicas de como aliviar o desconforto ao executar tarefas rotineiras, como deitar, caminhar e permanecer de pé:

1) Deitar:
É recomendado o uso de travesseiros entre os joelhos quando deitar de lado. Caso queira dormir com a barriga para cima, embora essa posição seja desaconselhada por períodos prolongados (principalmente no fim da gravidez), coloque travesseiros sob os joelhos dobrados.
2) Levantar da cama:
Antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento. Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.



3) Sentar:
As nádegas devem ficar bem ao fundo do assento da cadeira ou do sofá, com quadril, joelhos e tornozelos formando um ângulo de 90° e pés repousados sobre o solo. Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.Colocar uma almofada ou um apoio na lombar é uma boa dica para aliviar a dor nas costas.



4) Ficar em pé:
Ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas. Se precisar ficar em pé durante muito tempo, coloque um pé à frente e o apoie em um suporte mais elevado.


5) Caminhar:
Para realizar esta atividade a grávida deve estar usando sapatos adequados: confortáveis, de salto baixo e nivelados. Caminhar ereta colabora com o alívio de desconfortos nas costas. As roupas devem ser adequadas à estação. Dar preferência para vestidos, pois são mais confortáveis e fáceis de vesti-los, não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma melhor ventilação.

6) Abaixar-se: Quando precisar abaixar-se, não incline as costas. Flexione os joelhos.

7) Pesos:
Não erga objetos grandes e pesados.
Dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.